Na lista de motivos para cortar o cabelo curto entram fatores como falta de tempo para cuidar das madeixas, excesso de calor, dinheiro curto para tratamentos e agora também economia de água. E quem acha um exagero deve reconsiderar, já que a economia pode chegar a 180 litros de água por mês para as mulheres com cabelos médios e longos que lavam a cabeça todos os dias.
Com base nos cálculos de gasto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Thony Rodrigues, hairstylist do salão de cabeleireiro Jacques Janine, do Itaim Bibi, conseguiu saber o quanto gasta de água para lavar o cabelo das clientes. E a diferença entre a lavagem de cabelos médios e longos e de cabelos curtos chega a 6 litros.

— Um ciclo completo de lavagem, considerando xampu e condicionador e o fechamento do chuveiro durante a aplicação dos produtos, gasta em média 10 litros de água para cabelos médios e longos e 4 litros para cabelos curtos.
A assistente jurídica Cathia Ferrari, 25 anos, do Tucuruvi, zona norte de SP, tomou a decisão de cortar o cabelo que estava na cintura para diminuir o tempo no banho e a quantidade de vezes que lava o cabelo.
— Eu chegava a passar 25 minutos embaixo do chuveiro para lavar o cabelo três vezes por semana. Com o cabelo nos ombros reduzi o tempo em mais da metade e agora só lavo duas vezes por semana.
Para Rodrigues, a assistente jurídica tomou a decisão certa, tanto em relação à economia de água quanto à saúde dos fios.
— Cabelo oleoso não é sinônimo de cabelo sujo. A oleosidade natural dos fios ajuda a hidratar e melhorar a qualidade do cabelo. Para saber se as madeixas estão sujas basta notar se a cor do cabelo está alterada e se no topo da cabeça os fios começaram a se unir.
Quem está na fila para seguir o exemplo de Cathia é a professora Renata Bernardes, de 36 anos. De acordo com ela, cortar a cabeleira está na lista de tarefas desta semana.
— Estou tentando me adaptar aos períodos sem água que podemos viver. Moro em apartamento e é difícil armazenar baldes de água. E se cortar o cabelo pode ajudar a economizar é isso que eu vou fazer.
Em tempos de seca, veja dicas para tratar cada tipo de cabelo
Normal: lavar duas vezes por semana. Evitar atividades que transpirem muito. Retirar o excesso de oleosidade com papel toalha.
Seco: lavar a cada dois dias.
Oleoso: lavar dia sim e dia não. Tirar o excesso de oleosidade com papel toalha.
Dicas para todos os tipos de fios: aplicar somente uma vez o xampu; usar condicionador sem enxágue; abusar dos penteados para disfarçar a oleosidade; não secar o cabelo com secador logo após o banho, para não acelerar o processo de oleosidade.
Lavagem a seco: lavar o cabelo no chuveiro uma vez por semana e fazer a manutenção com o produto para esse tipo de lavagem. A técnica consiste em aplicar um spray na raiz do cabelo e retirar o excesso com uma toalha ou papel toalha
0 comentários:
Postar um comentário